As tecnologias digitais da inteligencia : impressões de um profissional da informatica sobre a rede internet



Trabalho

Ano: 1996

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Metodologia de Ensino

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Franco, Marcelo Araujo

Orientador: Vani Moreira Kenski


Assunto: Internet,Informatica,Inovacoes tecnologicas,Educacao


Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar que a Informática - e agora a Internet - são as novas Tecnologias da Inteligência a que o saber dos nossos dias está inexoravelmente ligado. As Tecnologias da Inteligência representam as técnicas utilizadas na elaboração do conhecimento como a fala, a escrita e a impressão o foram. O termo Tecnologias Digitais da Inteligência significa do conjunto das técnicas computacionais que auxiliam o homem na sua capacidade de aprender, apreender e compreender. A pesquisa baseia-se na minha experiência como profissional da Informática e nas reflexões dos principais teóricos que estudam o tema. A dissertação está dividida em três partes. A primeira trata da origem e da concretização da Internet. A segunda delineia o potencial dos recursos informacionais da rede. A última representa a discussão sobre a questão, cotejando as informações levantadas com as reflexões dos teóricos. Através de inúmeras reflexões originárias do entrecruzamento de informações oriundas de diversos autores que estudam o tema (teoria) e de minha própria experiência profissional (prática) considerei, neste trabalho, que as novas tecnologias de informação criaram um espaço virtual com funcionamento e características próprias - o Ciberespaço - onde milhões de pessoas se conectam em busca de informação. Mas além de disponibilizar informação, o Ciberespaço permite surgir novas formas de pensar, de interagir e de viver. A Internet - e em conseqüência o Ciberespaço derivado dela - têm características peculiares devido à sua natureza digital. O bit é imponderável, maleável e efêmero. Isso faz com que os sistemas que compõem a Internet estejam em constante transformação. A Internet é um fluxo multimídia incessante, cujas principais características são a mutação e a multiplicidade. A diferença que a hipermídia faz em relação a escrita, é a possibilidade de representar o pensamento em rede. Assim, a Internet está em consonância com um pensamento rizomático que rompe com a rigidez da linearidade da escrita, ao mesmo tempo que é a interface entre a inteligência viva e a máquina. A Internet é o elo que interliga aqueles que vão pensar em rede e com a rede. Por isso, a Internet deve ser compreendida como uma Tecnologia da Inteligência e uma nova cultura para a sociedade da informação. Isso exige uma forma de pensar que não tem como encadear todas as causas e efeitos até chegar a uma destino final, mas outra forma que permita fazer as conexões necessárias de um mundo em constantes transformações. Na conclusão deste trabalho considerei que o homem deve reconhecer e exercer seu verdadeiro potencial usufruindo da sinergia dos recursos intrínsecos de sua inteligência em ligação com os conjuntos técnicos


Abstract: 'Abstract: The main purpose of this work is to point out how information and more recently Internet, are the newests Intelligences Tecnologies which are inexorably linked with the acquirements of nowadays. The intelligences tecnologies represent the used technique to build up todays knowledge, as speech, writing and printing were in the past. The expression: Intelligences Digital Tecnologies, is the result of ali combined information techniques that help human being, learn and understand. The research is based on: my own experience as a professional in system analysis and studies on the theoretical reflexions of main writers in this field. The work is devided into tree parts. The first one is about the genesis of Internet. The second approaches about the potencial information resources of the net. The last one focuses a discussion about the question comparing data, observed by myself with writerss reflexions. After reading several authors informations approaches and with my own professional experience I considered, in this work, that the newests Information Tecnologies created a "virtual space" with its own and proper caracteristics - the Cyberspace - where millions of people are connected to, searching for information. Besides supplying i nformation , the Cyberspace allows new ways of thinking, of interacting and of living. Internet and consequently the Cyberspace that comes after it, have peculiar caracteristics since they have digital nature. The bit is imponderable, maleable and fugacious. This makes the systems that compose Internet a constant change. Internet is an endless multimedia information system witch main characteristics are change and multiplicity. As I explain, the difference between hypermedia and writing is the possibility of representing the thought in the net. Therefore Internet is related with "in rhizome" thought, breaking up with the linearity of the writing and at the same time represents the interface between the mans intelligence and machine. Internet is the connection between those who are going to think in the net and with the net. 50 far Internet must be then understood as an Intelligence Tecnology and a new culture to the information society. This requires a new way of thinking which doesnt work with causes and effects ali together reaching a final destiny but a new way that allows necessary connexions in a world in constant modification. As a result of this work I think that human being must recognize and perform his role using his own interior intelligence potencial along with the technical resources available,\$aMetodologia de Ensino'


Referência: FRANCO, Marcelo Araujo. As tecnologias digitais da inteligencia: impressões de um profissional da informatica sobre a rede internet. 1996. 139f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: